Home
  Pastores
  Quem somos
  Aliança MIS
  História da Visão
  Nossos valores
  Raízes batistas
  Sites de Aliança
  Vídeos
 
  CONTEÚDO
  CLASSIFICADO

 

 

 

Resumo histórico do

Ministério Internacional do Salvador – MIS

(Primeira Igreja Batista de Periperi – Igreja Batista Comunidade da Praia)

 

Fruto da visão de um pioneiro fundador de igrejas, Pr. José Jacinto da Silva, já na glória, a Primeira Igreja Batista de Periperi foi organizada em 02/10/55 num trabalho de cooperação entre a Igreja  Batista  dos Mares, Igreja  Batista  de Plataforma e Igreja Batista da Cruz Cosme, hoje, Igreja Batista Filadélfia, todas em Salvador, Bahia, Brasil.

 

O concílio organizador teve a seguinte composição: Presidente - Pr. M. G. White; Secretário - Pr. Hercílio Aranha; Orador: Pr. Valdívio de Oliveira Coelho; Lente do Pacto das Igrejas - Pr. Epaminondas Borges da Silva; Leitura do Salmo 23 - Rev. J. E. Lingerfelt; Vogais: Pr. Antônio Rodrigues Lopes e Pr. José Batista Guimarães. A primeira diretoria da  novel Igreja ficou assim composta: Pastor: José Jacinto da Silva; Primeira Secretária: Itamar Costa Lima; Segunda Secretária: Célia da Cruz Barreto; Tesoureiro: Raimundo Nonato de Lima.

 

Em maio de 1965 assumiu o pastorado o Pr. Leonardo Pacheco de Melo. Três anos após, em maio de 1968, a igreja passou por um cisma doutrinário, dando origem à Igreja Batista Monte Hermom, hoje na Convenção Batista Nacional. O Pr. Antônio Nascimento Filho assume interinamente o pastorado com visão de coordenar a sucessão pastoral. Hoje a leitura que fazemos é que a intolerância ao novo trouxe a crise, já que a causa dos cismas da época, bater palmas, por exemplo, são totalmente superadas na maioria das igrejas chamadas tradicionais.

 

A restauração da unidade da igreja foi empreendida pelo Pr. João Luís de Sousa a partir de 13 de dezembro de 1968. Seu ministério se caracterizou pela estabilização e formação de liderança com espírito de serviço cristão e cooperativo. Não é por coincidência que os seus cinco filhos seguiram-lhe o exemplo: a primogênita, Profa. França Célia Borges de Sousa é psicóloga e líder atuante em sua igreja; o segundo, Pr. Sóstenes Borges de Sousa, é pastor; o terceiro,  Dr. Ágabo Borges de Sousa, é Reitor do Seminário Teológico Batista do Nordeste, Pastor na Igreja Batista da Avenida, em Feira de Santana, e membro da Academia de Ciências de Nova York; o quarto, Géter Borges de Sousa, é líder em sua igreja em Brasília e Assessor Parlamentar em Brasília; e a mais nova, Dávia,  uma empreededora líder em seu ministério e é a esposa do pastor Jônathas Gusmão.

 

Ao longo dos 25 anos de ministério em Periperi, o Pr. João Luís de Sousa foi grandemente abençoado pelo ministério de sua amada esposa Profa. Lélia Borges de Sousa, líder de mulheres no estado da Bahia, com uma atuação marcante no ministério com famílias, hoje pastora atuante. Em 1974 foi organizada a Primeira Igreja Batista de Camaçari e várias congregações foram iniciadas em  cooperação com outras igrejas.

 

Em 1990 o Pr. João Luís de Sousa, entendendo ter cumprido seu ministério em Salvador, iniciou o processo de sucessão pastoral. A Igreja ouviu nove pastores, convidou três, que declinaram. Diante da insistência de Deus, através da Igreja, aconteceu o convite ao Pr. Sóstenes Borges de Sousa, vindo este a tomar posse no dia 9 de janeiro de 1993.

 

Tão logo assumiu a presidência da Igreja, fez uma reforma, substituindo todos os departamentos por Doze Ministérios.

 

O novel pastor fez, então, uma declaração de Visão para o período 1994-2000: Organizar uma nova Igreja por ano, auto-governada, na dependência do Espírito Santo, auto-sustentada, e auto-programada. Tornar-se uma Igreja com 1.000 membros, na qual todos exercem com prazer: a comunhão, o discipulado, o serviço ministerial, a fidelidade, e a vida diária de oração, a leitura bíblica, e evangelismo pessoal.

 

Fruto do trabalho pioneiro do casal Pr. João Luís de Sousa e Profa. Lélia Borges de Sousa, em 2 de novembro de 1994 foi organizada a Primeira Igreja Batista  em Barra de Pojuca, Camaçari, com 44 membros.

 

Em 16 de novembro de 1995 foi organizada a Igreja Batista em Vista Alegre, Salvador, tendo à frente o casal Pr. José Bonfim Santos Vitória e Celma Cristina Santana Vitória.

 

Em 28 de dezembro de 1996, como fruto de um trabalho pioneiro do casal Pr. Carlos Alberto da Purificação Carvalho e sua esposa e Profa. Sandra Maria Pina de Carvalho, foi organizada a Igreja Batista do Cabula, Salvador, hoje Igreja Batista Nova Aliança.

 

Em outubro de 1997 será organizada a Igreja Batista de Praia Grande, sob a orientação do Pr. Francisco Carlos de Castro carvalho e sua esposa a Profa. Lúcia Pinho de Carvalho.

 

Em 8 de dezembro de 1998, com dez integrantes, foi iniciada uma “congregação” posteriormente organizada como Igreja Batista Comunidade da Praia, que juntamente com a Primeira Igreja Batista de Periperi, formam hoje o Ministério Internacional do Salvador, MIS.

 

Em dezembro de 1999, o Pr. Sóstenes Borges de Sousa, então diretor do Seminário Teológico Batista do Nordeste, conheceu o trabalho ministerial do então Pr. René Terra Nova, o que aprimorou por demais sua visão em termos de organização eclesiológica, já tinha uma visão de organização celular que se transicionou para uma estratégia mais bíblica, por ter o foco em fazer discípulos, no modelo de Jesus.

 

Considerando os três anos de transição, temos em 2006, quatro anos de visão celular no modelo dos doze. Isso nos faz um ministério muito feliz e prospero. Crescemos desde então uns 1.000% em número de discípulos. Adquirimos uma área de 25.000m2. Temos abençoado outros ministérios com a comunhão e o compartilhar de experiências, e temos pastores de outros ministérios em Salvador, Londres, São Paulo, Campinas, Porto Seguro, Camaçari, Cabrália, Hortolândia, Mogi Guaçu, Rio Claro, Juqueirópolis, que se achegaram a nós para aprender o que também aprendemos com o Ap. René Terra Nova, e multiplicar uma visão extremamente bíblica.

 

Não deixamos os nossos fundamentos teológicos e bíblicos. Mas ampliamos consideravelmente nossa visão de Reino.